Please reload

Posts Recentes

Lula é solto e fala a apoiadores: “Vocês eram o alimento da democracia que eu precisava para resistir”

November 9, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Oceânica debate monitoramento das praias e participa do Circuito de Velas, em Macau(RN)

November 8, 2019

 

 

Oceânica, Organização da Sociedade Civil (OSC), participa nesta quinta-feira (7) da Mesa-redonda "Mar limpo: Ciência cidadã e a Oceânica pelo monitoramento das praias do Rio Grande do Norte", no IFRN campus Macau. Nos dias 08 e 09 de novembro, a equipe oceânica leva atividades do Projeto Ponta de Pirangi para o tradicional evento “Circuito Petrobras de Velas”, em Diogo Lopes - Macau (RN), uma das comunidades que compõem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual da Ponta do Tubarão (RDSEPT). 

Guido Grimaldi,  mestre em Biologia Marinha e técnico do Projeto Ponta de Pirangi, discutirá a questão do derramamento de óleo no litoral Potiguar além de compartilhar as ações desempenhadas pela Oceânica em conjunto com IDEMA e Marinha para contenção e monitoramento das manchas de óleo que atingem as praias.  Também participam da programação os Professores Dr. José Garcia, Me. Lucilene Ramos e Me. Victor Silva, do IFRN campus Macau, para, de acordo com suas expertises, debaterem a temática com o público. A Mesa-redonda acontece no Auditório do IFRN campus Macau, às 16:30.

 

No Circuito Petrobras de Vela, o Projeto Ponta de Pirangi apresenta sua exposição fotográfica, cantinho da pintura, contação de histórias e apresentação de pastoril. Essas atividades enriquecerão a programação, considerando a importância de se valorizar a tradição da pesca artesanal e fomentar a ampla participação das comunidades para a construção de um ambiente social e ambientalmente justo. 

 

A exposição fotográfica sobre o Projeto Ponta de Pirangi conta um pouco sobre atividades e trajetória deste projeto que desde 2010 vem trabalhando a conservação do litoral potiguar socioambientalmente mais justo. Alguns painéis da exposição em tecido “Um Berçário nas Areias de Búzios(RN)” também estará no estande. Idealizada para chamar atenção das pessoas, imagens e textos falam sobre a importância das tartarugas-de-pente no RN, espécie criticamente ameaçada de extinção. 

 

Além das exposições, no Cantinho da Pintura, crianças de todas as idades estão convidadas a desenhar “Diogo Lopes/Barreiras/Sertãozinho que eu amo”, que são as comunidades litorâneas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, onde acontece o evento.

 

A dança do Pastoril será uma das atrações mais importantes para o resgate cultural das comunidades litorâneas. A apresentação ficará por conta da Associação Luiza Gomes de Macau/Diogo Lopes. 

 

Atualmente a Oceânica desenvolve o projeto Ponta de Pirangi - Fase 3, com patrocínio da PETROBRAS através do programa Petrobras Socioambiental, no litoral norte, município de Macau, e no litoral sul, municípios de Parnamirim e Nísia Floresta. “Atuamos na costa potiguar há 17 anos com trabalhos de pesquisa, educação e conservação dos bens costeiro-marinhos, incluindo a relação da sociedade com o uso e ocupação destes bens. Buscamos discutir amplamente com a sociedade sobre o uso sustentável de nossa costa potiguar”, explica Joane Batista, Geógrafa Oceânica. 

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO - CIRCUITO PETROBRAS DE VELAS

 

SEXTA – FEIRA (8 de novembro) 

 

Tenda Petrobras

 

17h - Atividades para as crianças

 

Palco do evento

 

19h00 – Abertura oficial

19h15 - Palestra da Capitania dos Portos 

19h40 – Apresentação do Programa de Comunicação Social Regional (PCSR) 19h50 – Apresentação da Companhia de Teatral Royal – Peça “Em busca do conhecimento” 

20h20 – Espaço aberto para perguntas do público 

20h30 - Leitura do regulamento da regata e distribuição dos kits para os competidores náuticos 

 

SÁBADO (9 de novembro) 

 

Largo da Regata 

 

09h - Largada das embarcações 

15h – Premiação Tenda Petrobras 

09h00 – Ação de saúde (Prefeitura de Macau) 

09h00 às 12h00 – Atividades de projetos socioambientais patrocinados pela Petrobras, em especial o Projeto Ponta de Pirangi

 

Contato para entrevistas: 

 

Joane (Técnica Oceânica e Representante da Rede MangueMar) - 98120-9873

 

Assessoria de imprensa: 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags